quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

DIA MUNDIAL DAS ZONAS ÚMIDAS - 02 DE FEVEREIRO

     As zonas úmidas são complexos ecossistemas que englobam desde as áreas marinhas e costeiras até as continentais e as artificiais. Alguns exemplos são os lagos, manguezais, pântanos e também áreas irrigadas para agricultura, reservatórios de hidrelétricas etc. Ao todo são classificados 42 diferentes tipos de zonas úmidas. 


     A definição do conceito de zona úmida surgiu na Convenção de Ramsar. O tratado intergovernamental celebrado no Irã, em 1971, marcou o início das ações nacionais e internacionais para o conservação e o uso sustentável das zonas úmidas e de seus recursos naturais. Atualmente, 150 países são signatários do tratado, incluindo o Brasil. A convenção também classificou zonas úmidas de importância mundial, os chamados Sítios Ramsar. Existem 1.556 Sítios Ramsar reconhecidos mundialmente por suas características, biodiversidade e importância estratégica para as populações locais, totalizando 129.661.722 hectares.

   Seja você também um difusor dessa ideia, ajude a chamar a atenção da sociedade para a importância ecológica e o valor social, cultural, científico e recreativo dessas áreas.


Dica: No link abaixo, está disponível uma apresentação multimídia da Fundação Zoo Botânica do RS. Vale a pena conferir!

http://www.fzb.rs.gov.br/museu/pesquisa/areas_umidas/fzb.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário