segunda-feira, 21 de julho de 2014

ERVA-MATE: TRADIÇÃO E MEIO AMBIENTE

Um dos produtos indispensáveis para o povo gaúcho é a erva-mate, essencial para um bom chimarrão. Mas tão logo encerra a rodada de mate, as pessoas costumam esvaziar a cuia e nem imaginam o problema que causam ao jogar tudo no lixo. Por mês, os santiaguenses consomem mais de 72 toneladas de erva-mate e tudo acaba indo pro lixo. O problema é que ela se mistura a materiais que poderiam ser reciclados, como o papel, mas que acabam inutilizados. Fora que o custo de transporte do lixo, que passará a ser destinado para fora de Santiago, ficará maior. Por ano, seriam produzidas mais de 860 toneladas só de erva-mate e o custo disso seria uma despesa que beira os 300 mil.

Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente lançou uma campanha de conscientização, orientando às pessoas para que use a erva-mate como adubo para hortas e jardins, o que for possível para deixar esse material longe do lixo. Ou ainda, que seja feita a devida separação somente do lixo orgânico.

O secretário municipal Tadeu Machado informa que as equipes da Secretaria devem iniciar uma campanha de conscientização tendo o apoio dos agentes comunitários e também das unidades de ESF, além da imprensa, para divulgar a ideia de reutilização da erva-mate.

Fonte: Nova Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário