terça-feira, 29 de julho de 2014

PLANO MUNICIPAL DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Um dos grandes desafios de uma cidade educadora é conciliar as transformações do espaço em que vivemos com a utilização dos recursos naturais de forma eficiente e sem desperdício, preocupando-se em compatibilizar as constantes mudanças com o meio ambiente, através de uma política de desenvolvimento que integre a gestão ambiental e o planejamento urbano, tornando a cidade num ambiente mais atrativo e que atenda às necessidades das pessoas. 

Para isso, uma das questões a ser planejada de forma integrada com a sociedade civil é o gerenciamento dos resíduos sólidos, através de uma gestão participativa e que atenda as especificidades locais, onde a administração pública assume o papel orientador e provocador do diálogo, debatendo, incorporando contribuições, validando momentos chaves para assim estabelecer políticas abrangentes na coleta e destino final do lixo. 

Neste contexto, a existência de um sistema de gestão e o compromisso de instituições sociais solidamente firmadas é necessária para a adoção de sistemas descentralizados, incluídos num planejamento integrado, que identifica os problemas, aponta soluções e alternativas, estabelecendo prazos e garantindo promoções continuadas no gerenciamento dos resíduos. 

Neste sentido, caracterizar os resíduos gerados no município é fundamental para a definição das atividades a serem planejadas, avaliando o potencial de reutilização, reciclagem e recuperação dos mesmos, uma vez que o manejo adequado dos resíduos sólidos depende de vários fatores, tais como: a forma de geração, acondicionamento, coleta, transporte, processamento, recuperação e destino final. 

O plano de gerenciamento de resíduos sólidos tem por objetivo promover a sustentabilidade das operações de gestão, bem como conservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da população, contribuindo com soluções para os aspectos sociais, econômicos e ambientais envolvidos. 

Todas as ações e procedimentos descritos no plano deverão estar sistematizados de forma com que venha auxiliar na solução dos problemas diagnosticados, permitindo a superação das limitações atuais e a consolidação de um sistema de limpeza urbana mediante a implantação de um Gerenciamento Integrado dos Serviços de Resíduos Sólidos. 

Com isso, é necessária a existência de uma estrutura organizacional que forneça suporte para as ações definidas que podem, inclusive, ser promovidas por meio de instrumentos presentes na política. Ela deve estar articulada de forma a possuir instrumentos básicos necessários para a melhoria dos serviços prestados. 

Acesse o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Santiago em:

 PMGRS


http://www.pmsantiago.com.br/content/PMGRS-UNIFICADO-02.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário