segunda-feira, 1 de setembro de 2014

OS IPÊS COMO METÁFORA DA VIDA

Os ipês são árvores que passam quase todo ano no anonimato, sem se destacar na natureza. São árvores comuns, sem nenhum atrativo especial quando estão sem flores. Dificilmente alguém os nota. Muitos passam por eles e não os vêem nem sabem que se trata de ipês. Porém, quando florescem, são de uma visibilidade inconfundível. Até os mais insensíveis notam sua beleza e ficam comovidos. A exuberância dos ipês não está no seu porte físico, embora alguns, como os ipês roxos, sejam árvores enormes e frondosas, mas há aqueles que são de pequeno ou médio porte, como, por exemplo, os ipês amarelos. Porém, independentemente do seu tamanho e da cor de suas flores, quando florescem, tudo muda a sua volta, e mostram a grandeza de sua beleza e o porquê de existirem. Assim, em meio às paisagens mais diversas, lá estão eles, os ipês floridos, enchendo de beleza o espaço e encantando a todos.


Assim deve ser também a nossa vida. Não devemos nos preocupar em aparecer, mas em fazer a diferença com aquilo que somos e os dons que possuímos. Mesmo quando desprovidos de beleza física, trazemos dentro de nós muita beleza oculta. Elas precisam se manifestar em algum momento e, assim, como os ipês, fazer a diferença no mundo. Os ipês esperam pacientemente, no anonimato do bosque, entre as outras árvores, o tempo de florir. Porém, quando chega sua hora, eles se manifestam numa explosão de flores que ofuscam qualquer outra árvore que estiver a sua volta. São poucos os dias em que eles ficam floridos, mas nestes poucos dias eles recompensam todos os meses que ficaram ocultos nos campos. 

Não é o tempo de visibilidade que revela quem somos, mas a qualidade daquilo que mostramos e fazemos, mesmo que seja por poucas horas. O bem que fazemos, por menor que seja, ajuda a edificar o mundo.


Alguns belos Ipês de Santiago "Terra dos Poetas":







Ipês-roxos e Ipês-brancos: Fotos de Liberato Bochi
Ipê-amarelo: Foto de Daniela Oliveira

Um comentário:

  1. A floração dos IPÊS é o que torna a nossa cidade mais bela, devemos cuidar e preservar as existentes. Pretendemos elaborar um ´plano de arborização onde nossas avenidas, praças e parques recebam espécies adequadas em relação ao seu porte, características ornamentais etc... Para que isso ocorra satisfatoriamente além dos nossos esforços como Gestores Públicos contamos com o apoio de nossa comunidade. .

    ResponderExcluir