sexta-feira, 15 de maio de 2015

2ª TAREFA DA GINCANA

2ª TAREFA: MEMÓRIA VIVA

Tudo muda o tempo todo. Nada no universo está parado. Vivemos em um mundo em constante transformação.
O clima, a vegetação e até a “fisionomia” da cidade em que vivemos estão passando por mudanças nesse exato momento.
Essas mudanças precisam ser percebidas e compreendidas. Para tanto, o resgate do passado é fundamental.
Com frequência ouvimos falar “o povo tem memória curta”. A história de um povo, de uma região ou cidade, não pode ser esquecida. Povo que não tem raízes culturais, tradições e conhecimentos preservados do passado produzem um presente confuso e um futuro duvidoso.
É muito importante conhecer como era a nossa cidade para termos uma ideia do que melhorou ou piorou. O que melhorou, pode continuar nesse processo. O que piorou precisa ser repensado e modificado.
É preciso ouvir as pessoas que vivem na cidade há mais tempo. Os seus depoimentos são documentos vivos que precisam ser reconhecidos e guardados.

Descrição: Convidar um morador do bairro onde está localizada a escola, que tenha mais de 60 anos de idade para contar como eram os recursos naturais do município e como eram os cuidados com o meio ambiente na sua infância e adolescência, relatar como era o bairro nessa época.
Organizar um momento de conversação com a(s) turma(s) comparando a realidade do passado com a atual e sobre ações que cada um pode fazer para cuidar do meio ambiente.
Montar um mural para expor na escola com imagens de meio ambiente colocando a importância da natureza para a saúde do ser humano e registrando a atividade desenvolvida.
IMPORTANTE: Preparar uma homenagem ou entrega de um singelo mimo a pessoa convidada, como forma de reconhecimento da sua importância para a comunidade.
A Comissão Organizadora deverá ser previamente comunicada da data e horário em que será realizada esta tarefa.

Provas a serem entregues:
  • Foto(s) comprovando a participação do idoso da comunidade durante a conversa com os alunos.
  • Foto(s) do Mural exposto na escola.

Pontuação:
300 PONTOS pela apresentação das fotos.
50 PONTOS EXTRAS para cada morador do município com mais de 60 anos de idade que participar além do primeiro, até 2 participantes (100 pontos extras).
Pontuação Máxima: 400 PONTOS

Data de finalização da tarefa: envio das fotos até o dia 20/05


·         As fotos enviadas serão divulgadas no blog da Secretaria Municipal do Meio Ambiente: www.smmasantiago.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário