segunda-feira, 2 de julho de 2012

COLETA SELETIVA




            A coleta seletiva tem como finalidade a separação do lixo ainda aproveitável dos rejeitos, para diminuir a quantidade de resíduos sólidos descartados, aumentando assim a vida útil do aterro sanitário, além de reduzir a poluição ambiental contribuindo para a saúde da população, bem como a redução do lixo gerado por cada residência. Os principais materiais recicláveis são papéis, vidros, plásticos e metais. Também é considerada como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

O município de Santiago/RS possui um programa de coleta seletiva na zona urbana, estruturado da seguinte maneira:

- Mapeamento do município: o programa abrange toda área urbana de Santiago, previamente mapeada através do estudo diagnóstico dos resíduos gerados, tendo sido dividido em zonas de acordo com os bairros e seguindo cronograma definido.

- Divulgação e conscientização: a informação constitui uma importante ferramenta de trabalho para envolver toda a comunidade, ocorrendo de forma clara e objetiva, consistindo na informação e orientação da sociedade sobre a coleta seletiva, através de panfletos, notas na rádio e na imprensa escrita, reuniões nos bairros, distribuição da sacola pra reciclagem (Recicléia), bem como Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos nas instituições de ensino, entidades sociais e assistenciais, empresas e comunidade em geral.

- Apoio as cooperativas: as cooperativas de reciclagem têm papel fundamental no processo de coleta seletiva, pois estas realizam a triagem dos recicláveis e para obtenção de seus subsídios vendem o material recolhido para empresas que o utilizam como matéria-prima. Existem no município a COMARES (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Santiago) funcionando junto à Usina de Triagem, Compostagem e Aterro de Rejeitos (UTCAR)cedida pelo município e recebendo subsídios como uniformes (seguindo as regras de Segurança do Trabalho), cestas básicas, orientação quanto à segregação dos resíduos sólidos, bem como um caminhão para recolhimento do material reciclável. O referido caminhão de Coleta Seletiva executa rotas pré-estabelecidas diariamente nos bairros do município. Estes recicladores também separam todo o material reciclável proveniente dos resíduos sólidos urbanos recolhidos diariamente pela ANSUS (empresa terceirizada que realiza o recolhimento do lixo urbano) durante a coleta domiciliar. Há ainda a ARPES (Associação de Recicladores Profetas da Ecologia de Santiago) que realiza a coleta através de carroças metálicas, sendo apoiada pela Universidade Regional Integrada - URI-Campus Santiago.

- Rota piloto: o recolhimento dos resíduos recicláveis ocorre em dias e/ou horários diferentes da coleta domiciliar, para evitar que sejam misturados com o resíduo comum (rejeito), para isso o veículo segue um roteiro pré-determinado, efetuando a coleta dos materiais recicláveis devidamente acondicionados e depositados nas calçadas, após todo o material é conduzido até a UTCAR onde ocorrerá a separação dos mesmos de acordo com seu tipo (papel, plástico, vidro e metal).

            A rota de coleta seletiva abrange os seguintes bairros da cidade, de acordo com o cronograma abaixo:

Salienta-se ainda a existência da coleta seletiva informal realizada pelos catadores autônomos do município.

Também vale ressaltar, que nos bairros não atingidos pela rota da coleta seletiva, os moradores devem separar da mesma forma seu lixo, pois a empresa que faz o recolhimento domiciliar irá encaminhá-lo à UTCAR e lá ele o material reciclável será selecionado-enfardado-vendido pela Cooperativa de Recicladores. O caminhão de coleta domiciliar não mistura o lixo que foi previamente selecionado, apenas compacta o material para reduzir seu volume, sendo que os mesmo chegam ao destino final adequado: reciclagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário