segunda-feira, 2 de julho de 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Nos dias atuais, dentre os principais desafios da humanidade, está o desenvolvimento sustentável que tem como diretrizes principais o atendimento das necessidades presentes e futuras da sociedade, conservando ao mesmo tempo os recursos naturais e mantendo os processos ecológicos que sustentam a vida na Terra.

O município de Santiago, em seu Programa Cidade Educadora, tem como meta nº 01 a EDUCAÇÃO AMBIENTAL, permeada pelos princípios 8 e 11 da CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS, tendo como finalidade  a transformação e o crescimento da cidade, visando a harmonia entre as novas necessidades urbanísticas e a perpetuação dos valores histórico-culturais do município,  garantindo qualidade de vida a todos os seus habitantes. Portanto, buscando o equilíbrio com o ambiente natural, o direito a um ambiente sadio, além do direito à moradia, ao trabalho, aos lazeres e aos transportes públicos, entre outros. Promovendo, ainda a educação para a saúde e a participação de todos os seus habitantes nas boas práticas de desenvolvimento sustentável.

            A Educação é a base para o desenvolvimento de uma cidade, pois através dela as pessoas têm subsídios para exigir seus direitos e cumprir os seus deveres, ou seja, as pessoas têm condições de desempenhar o seu papel de cidadão. É a participação cidadã que surge como "mola-mestra" na solução dos problemas ambientais e na proposta de conviver em sociedade e com a natureza. E a participação pode se dar nos mais diversos níveis: no caso da participação em relação à resolução dos problemas ambientais, ela é a principal das profundas transformações que estão ocorrendo para assegurar a convivência democrática, sustentável e harmônica dos seres humanos entre si e com o ambiente.

Nesse processo, a Educação Ambiental entra não somente como uma passagem de informações, como ocorre geralmente com a Educação Tradicional, mas também na aplicação dessas informações como forma de mudança de comportamentos e atitudes em relação aos problemas ambientais.

A Educação Ambiental se baseia na premissa de que é na reflexão sobre a ação individual e coletiva em relação ao meio ambiente que se dá o processo de aprendizagem. Ou seja, ela vem da emergência de uma percepção renovada de mundo chamada de holística. Em outras palavras, é uma forma íntegra de ler a realidade e atuar sobre ela através de uma visão de mundo como um todo, não podendo ser reduzida só a um departamento, uma disciplina escolar, um instrumento de Lei ou programa governamental específico; deve ser uma proposta de filosofia de vida que resgata valores éticos, estéticos, democráticos e humanistas.

Neste sentido, o poder público e a sociedade devem caminhar juntos, promovendo uma Educação Ambiental, que contribua com o futuro do município, com a qualidade de vida de todos, com um ambiente mais saudável, baseados na conscientização, na solidariedade e na cooperação, a fim de gerar ações ambientalmente sustentáveis dentro de uma Cidade Educadora.

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