Nos dias atuais, dentre os
principais desafios da humanidade, está o desenvolvimento sustentável que tem
como diretrizes principais o atendimento das necessidades presentes e futuras
da sociedade, conservando ao mesmo tempo os recursos naturais e mantendo os processos
ecológicos que sustentam a vida na Terra.
O município de Santiago, em seu Programa Cidade
Educadora, tem como meta nº 01
a EDUCAÇÃO AMBIENTAL, permeada pelos princípios 8 e 11
da CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS, tendo como finalidade a transformação e o crescimento da cidade, visando
a harmonia entre as novas necessidades urbanísticas e a perpetuação dos valores
histórico-culturais do município, garantindo
qualidade de vida a todos os seus habitantes. Portanto, buscando o equilíbrio
com o ambiente natural, o direito a um ambiente sadio, além do direito à
moradia, ao trabalho, aos lazeres e aos transportes públicos, entre outros.
Promovendo, ainda a educação para a saúde e a participação de todos os seus
habitantes nas boas práticas de desenvolvimento sustentável.
A
Educação é a base para o desenvolvimento de uma cidade, pois através dela as
pessoas têm subsídios para exigir seus direitos e cumprir os seus deveres, ou
seja, as pessoas têm condições de desempenhar o seu papel de cidadão. É a
participação cidadã que surge como "mola-mestra" na solução dos
problemas ambientais e na proposta de conviver em sociedade e com a natureza. E
a participação pode se dar nos mais diversos níveis: no caso da participação em
relação à resolução dos problemas ambientais, ela é a principal das profundas
transformações que estão ocorrendo para assegurar a convivência democrática,
sustentável e harmônica dos seres humanos entre si e com o ambiente.
Nesse processo, a Educação Ambiental
entra não somente como uma passagem de informações, como ocorre geralmente com
a Educação Tradicional, mas também na aplicação dessas informações como forma
de mudança de comportamentos e atitudes em relação aos problemas ambientais.
A Educação Ambiental se baseia na
premissa de que é na reflexão sobre a ação individual e coletiva em relação ao
meio ambiente que se dá o processo de aprendizagem. Ou seja, ela vem da
emergência de uma percepção renovada de mundo chamada de holística. Em outras
palavras, é uma forma íntegra de ler a realidade e atuar sobre ela através de
uma visão de mundo como um todo, não podendo ser reduzida só a um departamento,
uma disciplina escolar, um instrumento de Lei ou programa governamental
específico; deve ser uma proposta de filosofia de vida que resgata valores
éticos, estéticos, democráticos e humanistas.
Neste sentido, o poder público e a
sociedade devem caminhar juntos, promovendo uma Educação Ambiental, que
contribua com o futuro do município, com a qualidade de vida de todos, com um
ambiente mais saudável, baseados na conscientização, na solidariedade e na
cooperação, a fim de gerar ações ambientalmente sustentáveis dentro de uma
Cidade Educadora.
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